Categories: Uncategorized

A Incrível Jornada de Jacqueline [Resenha do filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de A Incrível Jornada de Jacqueline. O filme estreia dia 28 de Julho (2016).
Finalmente um título em Português que faz jus ao que diz: a jornada da vaca Jaqueline é realmente incrível. Bastante inspirado estava quem resolveu dar esse título ao filme. Se bem que já nos primeiros 20 minutos de filme nos dê vontade de dizer que tá ficando boa a história. Tudo começa muito árido e seco (ainda que com uma bela fotografia) e muito bullying ao então pobre coitado do Fatah (Fatsah Bouyahmed) e sua vaca. Em poucos minutos a terna e sincera relação entre homem e animal contagia e fica difícil não começar a torcida para que as coisas mudem logo de figura.
O sonho de Fatah, desde menino, é poder exibir sua bela vaca Jaqueline na Feira Agropecuária de Paris. Quando tudo se encaixa e a jornada tem início, prepare-se para momentos de humor genuíno e emoções fortes. Em seu caminho, Fatah encontrará pessoas dispostas a fazer com que seu sonho de criança se torne verdade e que o ajudarão. Encontrará também a cachaça de pera que o fará subir ao palco de uma pequena quermesse (ou algo parecido) e cantar, desavergonhadamente, um hino gay. Ao se deparar com um protesto de agropecuários, Fatah é entrevistado e daí para viralizar, aparecendo em todos os jornais locais e ganhando memes e perfil no Facebook, é um pulo.
Em seu segundo longa, o franco-argelino Mohamed Hamidi nos conduz por momentos hilários, inesperados e alguns de puro deleite. O efeito especial aqui está na habilidade do diretor em fazer com que seus atores traduzam cada sentimento proposto por suas personagens: desde a esposa Naïma (Hajar Masdouki) à reporter (Julia Piaton) que enxerga o potencial da história de Fatah.
Claro que há momentos com inegáveis e inevitáveis clichês – o cunhado Hassan (Jamel Debbouze) é um deles – mas o que sobra é um humor bastante simples, de fácil assimilação, centrado sobretudo em Fatah.

La Vache é um filme que está, na verdade, nas entrelinhas. É um filme para pessoas que ainda acreditam que a resposta vital para um mundo melhor está no próprio homem, e em sua relação com os outros animais, sejam eles de quatro patas ou humanos. E olha que eu acho que Hamidi nem tinha essa pretensão toda! A culpa é da pera!
Dados do Filme
Título: A Incrível Jornada de Jacqueline
Título: La Vache
Ano: 2016
Diretor: Mohamed Hamidi




4.0/5.0

Cristiano Santos

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!