Categories: Uncategorized

Os Senhores do Norte [Resenha Literária]

Quanto mais eu leio Crônicas Saxônicas mais eu me envolvo com a história fascinante da Inglaterra e do guerreiro Uhtred que neste terceiro livro, Os Senhores do Norte, depois de lutar e ganhar e dar ao Rei o seu reinado, vai atrás do que ele chama de rixa de sangue. Ele quer matar aqueles que tiraram dele quem lhe era precioso e mantinha sua irmã como refém.
Neste livro também ficamos entre a verdade histórica e a gratificante personagem de um guerreiro que é o retrato escrito daqueles que lutaram pela Inglaterra livre. Uhtred conhece em seu caminho um Rei dinamarquês que ele acreditava ter um futuro de ouro, conhece o amor, a dor, a traição, o sofrimento, o júbilo da parede de escudos e o sabor da vingança.
O protagonista nos conta como o medo dos deuses dinamarqueses enfraquece os guerreiros e como os padres e monges veneram as relíquias da Igreja e as usam para que o povo tema o poder de Deus. Ele também nos conta sobre os costumes da época, a honra entre os guerreiros, como as pessoas com 40 anos já eram consideradas muito velhas e jovens de 13 anos já se achavam prontas para casar e ter filhos e padres podiam casar, mas monges não. Uhtred nos surpreende com a sua audácia, coragem, esperteza, medo, fraqueza e tristeza. Porque a traição lhe faz andar por lugares que ele jamais pensou que existissem, mas por onde ele passa, acaba fazendo um amigo, trazendo algo ou alguém consigo e é exatamente por isso que ele é salvo.
Uhtred sabe que não é dono do seu destino e por mais que não goste do Rei Alfredo ele acaba jurando novamente ser leal, porque todos os caminhos acabam o levando de volta ao Rei, e ele acaba fazendo o que Alfredo quer, mesmo que este nunca tenha lhe dado ordens diretas para isso. Eles continuam em um relacionamento conflitante, porém reconhecem o valor de cada um no processo de libertação da Inglaterra dos seus inimigos.
E além de contar sobre todas suas batalhas, o protagonista ainda nos proporciona algumas boas risadas, porque Uhtred consegue ser engraçado, divertido e feliz.
Obs. Importante: Em todos os livros o autor coloca uma Nota Histórica para distinguir o que é história e o que é ficção. E também uma lista com a grafia dos lugares da Inglaterra por onde os personagens transitam.
Obs. sem importância: Dá pra se apaixonar por um personagem que vai te fazer morrer de ciúmes de uma espada.
Dados do livro:
Os Senhores do Norte (Vol. 3 – Crônicas Saxônicas)
Bernard Cronwell
Nota:
Confira os outros volumes da série Crônicas Saxônicas


O cavaleiro da morte
Marise
Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi Marise
    Esta é a primeira resenha que leio desta série. Sou apaixonada por Bernard Cronwell e já comprei os 5 primeiros livros da série, mas ainda não iniciei a leitura. Acho que estava meio receosa, mas agora já estou ansiosa de iniciar a leitura. Aproveitei e li as resenhas anteriores e garanto que estou pronta para me apaixonar por Uhtred.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Março, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

  • Olá, Marise.
    Lembro quando você mostrou as capas dessa série amei. Eu ainda não li nada do autor, mas sempre vejo falar bem dos seus livros. Eu não sei se leria, pleo menos não no momento. Acho essas histórias assim complicadas e que tem que serem lidas quando está bastante concentrado para não perder nada. Como no momento não estou conseguindo isso, prefiro ler histórias mais leves.

    Blog Prefácio

  • Olá Marise, tudo bem?
    Confesso que não faz muito o estilo de livros que gosto de ler, mas os seus elogios me despertaram uma curiosidade.
    Parabéns pelas fotos, ficaram lindas!!

    EnquantoLeitora.blogspot.com

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!