Categories: Uncategorized

Quarto [Resenha Literária]

Apesar de já ter concluído a leitura há mais de 12 horas, eu ainda estou no Quarto, deitada na pequena cama, olhando para a claraboia e com medo de sair para o lá fora, completamente chocada ao enxergar dois mundos através dos olhos de uma criança pura, inocente e muito inteligente. Jack enxerga as formas e cores que os dois mundos possuem, e eu enxergo extrema crueldade. Pra mim é crueldade demais ser privado de viver, de ser, de conhecer.
É isso que acontece com Jack e a Mãe, eles estão presos dentro de um quarto há muitos anos, mas ele só fica sabendo disso quando faz cinco anos e a Mãe lhe conta toda a verdade, pois não há mais como segurar toda a curiosidade, a vontade de Jack de saber de tudo e a vontade da Mãe de voltar para o lá fora, o mundo do qual um dia ela foi tirada contra sua vontade.
Jack narra os fatos às vezes com delicadeza, às vezes com graça, muitas vezes com medo.
Eu nunca tive a experiência de entrar na mente de uma criança de cinco anos e ver o seu mundo e todas as suas nuances. Eu acho que é isso que faz Quarto um livro tão diferente e tão fascinante. Não há mocinhas e mocinhos cheios de coragem lutando pelo amor de alguém que não o merece. Nós temos praticamente só Jack e a Mãe em um quarto e seus poucos pertences. Uma vida enorme dentro de um quarto pequeno e com espaço para muita criatividade. Uma mãe que consegue criar um mundo fascinante para que seu filho possa sobreviver a ele, para que seu filho esteja protegido do seu carrasco, quando ele tem que ficar preso dentro do armário todas as vezes que o velho vem ver a mãe.
É impossível ficar isento à doçura de Jack, o modo como ele conta sua vida e da sua Mãe, a percepção que ele tem do mundo no quarto e no lá fora. A Mãe consegue fazer com que cada experiência de Jack em seu pequeno mundo seja especial. Eles sabem que um pertence ao outro e que um sem o outro não é nada.
E depois vem todo o depois, que por mais que fosse um desejo, não é fácil como a Mãe pensava que fosse. E tão dolorido para ela e Jack quanto para as outras pessoas que voltam ao mundo deles.
Eu acho que não tenho o direito de dizer muito mais sobre a vida de Jack e da Mãe no Quarto porque eu estarei roubando de vocês o direito a esta experiência que para ser sentida, tem que ser lida!
Eu fico pensando quantas pessoas estão presas dentro de um quarto e a gente nem sabe…
Ob.: Eu também assisti ao filme depois de ler o livro, e é bom sim, e eu acho legal dar rosto aos personagens, mas alguns detalhes foram alterados no filme e como sempre o livro traz muito mais informações, muito mais emoções

Nota:

Dados do Livro:
Quarto
Emma Donoghue

Marise

Na Nossa Estante

View Comments

  • Olá, Marise.
    Quero muito ler esse livro desde que vi um trailer do filme. Sei que vai ser uma leitura difícil, mas eu preciso conhecer a história desse menino. E depois vou assistir também. Infelizmente tem muitas pessoas nessa situação ou parecida.

    Blog Prefácio

  • Oi
    estou curiosa para ler esse livro, parece ser uma história bonita e envolvente, ainda não assisti o filme, mas quero conhecer mais dessa história para ver o que acontece com esses dois.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  • Olá, tudo bem?
    Quero muito ler o livro e também conferir o filme.
    Apesar de chocante, esse enredo é bem verdadeiro, o que deve deixar o leitor emocionado e angustiado. Com certeza vou conferir a obra. Espero gostar tanto quanto você.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

  • Esse livro está sendo bastante comentado, mas apesar disso, eu prefiro ver o filme primeiro. A história parece ser bem densa, e acredito que a experiência seja melhor vendo em vez de lendo os pensamentos de uma criança de 5 anos.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se o/

  • Sil, já vimos este tipo de história nos jornais, chocante!
    Denise, acho que você também vai gostar.
    Desbravadores, é um choque de realidade, uma experiência diferente.
    Diane, é bom, você vai gostar.
    Vinicius, eu leria o livro primeiro, o filme deixa alguns detalhes de lado.
    Alessandra, o livro é mais intenso que o filme.

    obrigada a todos por comentarem

  • Só fui conhecer a existência desse livro após a grande divulgação do filme, o que é uma pena, pois agora estou tão curiosa pela estória que vou acabar assistindo o filme antes de ler. :(
    Desde que comecei a ler sobre esse livro/filme, eu tive a sensação se que ele é uma grande analogia à Alegoria da Caverna de Platão, mas só confirmarei isso depois que ler/assitir, rs.

    Abraço!
    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

  • Tisa, eu recomendo ler antes de ver o filme porque alguns detalhes que eu acho importante, o livro não menciona.

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Eu Sou: Celine Dion [Crítica]

Lembro que quando assisti a animação de A Bela e a Fera pela primeira vez,…

15 minutos ago

Do Fundo da Estante: Acima de Qualquer Suspeita

Sucesso no Supercine/Corujão e no Círculo do Livro (best seller de Scott Turrow), este elegante…

3 dias ago

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

5 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 semana ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!