Categories: Uncategorized

A indomável Sófia [Resenha Literária]

Como todos que seguem o blog já sabem, eu amo um romance de época! E eu tinha que conferir a escrita de Georgette Heyer, até então desconhecida para mim, e foi surpreendente!
A protagonista da história é Sofia, filha única de um pai que viaja constantemente. Por isso, como seu pai vai ficar um tempo no Brasil, Sofia vai passar uma temporada na casa de sua tia e encontra uma família repleta de problemas comandada pelo seu primo Charles. Claro que a chegada da protagonista acaba transformando a vida de todos. No entanto, curiosamente, Sofia só aparece no terreiro capítulo e logo de cara a gente percebe que a moça é realmente desconcertante!
Se pelo enredo você que já está acostumado com romances de época, espera um narrativa leve e descontraída, acertou, porém, nada se compara com a escrita de Georgette Heyer. Certamente existem comparações entre Julia Quinn, Lisa Kleypas, Loretta Chase, Tessa Dare entre outras com Jane Austen. E quem já leu todas elas sabe perfeitamente que por mais que alguns aspectos sejam semelhantes, nenhuma delas se parecem de fato com a narrativa de Austen, exceto por Heyer. Não pelo romance em si, mas pelos diálogos e o foco nos costumes. A autora possui uma linguagem elegante, às vezes rebuscada, com diálogos que ocupam boa parte da narrativa, mostrando bem a rotina de uma família do século 19 e seus valores sociais. Embora Sofia seja uma mulher diferente, ela entende como funciona a sociedade e sabe que precisa respeitar os limites que a rodeia.
A indomável Sofia é um romance rico em detalhes, ricos nos diálogo e com personagens muito bem construídos e no final de tudo não fica apenas a sensação de um romance gostoso de ler, é perceptível que Georgette Heyer se empenhou em sua escrita, muito mais do que simplesmente contar um romance. Aliás, qualquer um poderia dizer inclusive que foi de fato escrito no século 19, isso porque a autora para garantir a precisão de suas obras buscava referencias detalhadas sobre todos os aspectos da época, principalmente sobre o Período Regencial. E com certeza Heyer foi influenciada pela literatura do século 19 e deixa isso bem claro no seu estilo narrativo.
Vale destacar que até mesmo os coadjuvantes recebem atenção da autora, não sendo meros personagens superficiais, afinal, Sofia se envolve com todos eles de alguma forma, com a prima que se apaixona por um poeta, com o primo Hubert e seus problemas financeiros, com Eugenia, a megera noiva de Charles, enfim, não existe nada que possa parar a protagonista quando ela se envolve com algo. Sofia é uma personagem pratica, uma boa manipuladora, ao mesmo tempo que é passional e seu romance com Charles é muito sutil. Na verdade é tão sutil que o grande foco está em como Sofia vai se envolvendo na vida de todos e não na sua vida amorosa.
Resumindo, eu não esperava que A indomável Sofia fosse um romance mais estilo Jane Austen, me surpreendeu e Heyer me agradou por se mostrar uma autora capaz, inteligente que agradará qualquer um que goste de uma narrativa bem escrita!
Dados do livro:
Autora: Georgette Heyer
Editora Record

Michele Lima
Michele Lima

View Comments

  • Estava louca de curiosidade pelas resenhas desse livro pois o titulo, a capa e a sinopse já chamam atenção de qualquer um que seja apaixonado/apaixonada por romances históricos e sabendo que a autora era apaixonada pela diva Jane Austen, nossa não tem como não colocar o livro na lista de desejados, preciso ler urgentemente!

  • Oi Michele
    Bem como você adoro um romance de época e além de ter ficado apaixonada pela capa, não é de agora que tenho vontade de ler uma obra de Georgette Heyer. Já tinha na lista Ovelha Negra e agora A Indomável Sofia com certeza vai estar na minha meta de leitura.
    Beijos

  • Nossa, eu fiquei de olho nesse livro desde que vi o anúncio do seu lançamento. Nesse sábado cheguei a pegá-lo nas mãos no shopping, mas estava extremamente caro, então não levei.... Mas agora fiquei ainda mais ansiosa pra lê-lo. Ai, papai, preciso!!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

  • Oi Michele! Tudo bem?
    Adoreeeeii a sua resenha!
    Sou muito fã de romances de época e fiquei super a fim de ler este!

    Estou te seguindo, e espero a sua visita lá no nosso cantinho, tá?

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos

  • Esse livro está sendo mais uma paixão pra mim, comecei a ler ele em PDF, mas parei porque quero ler ele em forma física, não vejo a hora de comprar e devora-lo o mais rápido possível. A Indomável Sofia despertou minha curiosidade, amo romance de todos os estilos. Amei o seu blog e já está nos meus favoritos.

    Meu Blog: http://www.umcontainer.com

Recent Posts

That ’90s Show – Parte 2 [Crítica da Série]

A primeira temporada de That '90s Show na Netflix chegou com uma carga forte de…

1 dia ago

A Substância [Crítica do Filme]

Depois da também francesa Julia Ducournau, Coralie Fargeat é a mais nova herdeira do diretor…

5 dias ago

O Casal Perfeito [Crítica com Spoiler]

O Casal Perfeito é a nova minissérie da Netflix! Com um formato curto e conclusivo,…

1 semana ago

Kaos [Crítica da Série]

Fazia um tempinho que uma série Netflix (que não seja dorama) tenha me deixado tão…

1 semana ago

Miss Night and Day [Crítica do Dorama]

Esperei ansiosamente pelo dorama Miss Night and Day na Netflix e valeu cada minuto de…

2 semanas ago

Do Fundo Da Estante: Mulher Gato [Crítica do Filme]

Reclamaram tanto de Batman e Robin e mesmo assim, a DC entregou algo além (no…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!