Categories: Uncategorized

O Último Reino [Resenha Literária]

Ler Crônicas Saxônicas, livro 1 – O Último Reino é viajar na história junto com a ficção e a criatividade abundante de Bernard Cronwell.

Nesta aventura sangrenta, mas cheia de razões que dão propriedade à Guerra entre Dinamarqueses e Ingleses, acompanhamos o Jovem Uhtred, filho do Senhor da fortaleza denominada Bebbanburg que aos nove anos, no ano de 866, encontra os Dinamarqueses pela primeira vez.

Diante da investida dos Dinamarqueses que em sua terra só tem pedras e querem porque querem a Inglaterra, Uhtred é levado para viver com eles e é com eles que ele aprende tudo que realmente já era, mas estava adormecido e precisava ser acordado por quem lhe mostrasse o caminho certo. Uhtred é um guerreiro, porém, antes de ir pra guerra tem que aprender a matar.
Uhtred aprende de tudo um pouco enquanto vive com Ragnar, no entanto, o destino, que é o que mais preocupa Uhtred, o leva para o Rei Alfredo, o Rei que não devia ser Rei, mas que precisava de Uhtred para vencer os Dinamarqueses. Uhtred luta sem se esquecer de que é o Senhor de Bebbanburg e que um dia ele quer ter a fortaleza de volta, porque não bastou seu tio querer matá-lo para tomar o que é de lei e de direito dele.

Bernard Cronwell é muito detalhista, muito intenso na descrição dos personagens e minucioso em expor os sentimentos de Uhtred, suas dúvidas, seus medos, sua parte dinamarquesa e sua parte inglesa.

O livro é uma aula sobre os sentimentos que nascem com um guerreiro e de história onde temos os códigos de honra, o respeito e o desprezo mútuo, a inteligência, a violência, a arrogância e a selvageria dos homens que muitas vezes lutam sabendo que vão morrer, e que lutam pelo júbilo da batalha.
É muita palavra para assimilar, muitos cenários para imaginar, muitos sentimentos para analisar, muitas aventuras para acompanhar, é intenso. É mesmo com todo contexto voltado para a agressividade, a barbárie das batalhas, Bernard consegue nos deixar próximos do protagonista.
É completamente diferente de ler aqueles romances a que estou acostumada, é um mundo muito diferente e talvez por isso mesmo, muito, muito interessante.
Curiosidade:
Eu já tinha visto os livros, mas não conhecia o trabalho de Bernard Cornwell; foi por meio de uma série, The Last Kingdom, que fiquei conhecendo Uhtred e soube que a trama é baseada nos livros Crônicas Saxônicas. A série é muito bem feita, tem apenas oito episódios na primeira temporada e foi renovada para uma segunda. Claro que alguns detalhes foram modificados, inclusive porque as pessoas ficariam chocadas com acontecimentos que naquela época eram considerados normais, mas nem por isso a série vai longe demais do que Uhtred é, exceto pela descrição física do personagem, assim como de alguns outros.
No Brasil já foram publicados oito livros e o autor prepara o nono. Portanto, cuidado, você pode se apaixonar por Uhtred e querer lutar suas guerras.
Obs.:
Eu duvido muito que eu tenha lido corretamente os nomes da maioria dos personagens e de praticamente todos os locais citados nos livros. Como a gente pode ler aquelas letras juntas que não formam um nada? Porém, como ninguém sabe como eu li as palavras, posso dizer que li do meu jeito e deu pra entender tudo.
Dados:
Livro: O último reino (Vol. 1 – Crônicas Saxônicas)
Bernard Cronwell.

Nota:

Marise

Michele Lima

View Comments

Recent Posts

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

1 dia ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

3 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!