Categories: Uncategorized

Made in Brazil: Acordes brasileiros pelo mundo [Música]

Por um desses mistérios do universo, outro dia me vi deixando de fazer o que devia pra resgatar músicas brasileiras gravadas em outros idiomas. Há um bocado (sim, não são só os brasileiros que gravam músicas dos outros). Hoje, por igual mistério do universo, deixei de fazer o que devia e fui conversar fiado com o pessoal da Estante (coisa que raramente faço). E, no meio de uma discussão sobre a validade do diploma de jornalista, pelo meu problema musical patológico, quando me vi estava falando em Vítor Ramil e na versão de Mercedes Sosa de uma música dele. Então eu percebi que era vergonhoso eu ficar atormentando os outros com as minhas nóias, especialmente devendo material aqui na Estante. Então eis-me aqui pra fazer um TOP 5 de músicas brasileiras regravadas em diferentes línguas.
Já que o papo começou em Vitor Ramil, um dos mais simbólicos músicos da música popular gaúcha, vamos a ele. Um dos seus primeiros e maiores sucessos é a música “Semeadura” (de verdade, façam um favor a si mesmos e cliquem no link). Quem regravou essa fabulosidade foi ninguém mais, ninguém menos que Mercedes Sosa. Na versão dela, a música ganhou o nome de “Siembra”.
os irmãos mais velhos do Vitor Ramil.

Seguindo aqui pela América Latina, vamos à versão da banda argentina Attaque 77 da música “Amigo”, composição de Roberto Carlos para seu irmão-camarada Erasmo Carlos. Ok, confesso que só fiquei sabendo dessa versão por que investiguei o tema e achei esse belo link.
A próxima da lista é uma música que fez parte da lista do meu último post: “Anna Júlia”, do Los Hermanos. Um beatle a gravou, afinal de contas. George Harrison participou da gravação feita por Jim Capaldi. Vamos a ela:
E como não falar de uma das músicas mais emblemáticas do Brasil? “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes foi gravada por uma das maiores vozes da música mundial: Frank Sinatra. Reparem no Tom Jobim novinho tocando violão.
E pra finalizar voltemos a Roberto e Erasmo e à música que me fez pensar em tudo isso, pra começo de conversa. A versão italiana de “Sentado a beira do caminho” fez parte da trilha do filme “Doze homens e outro segredo”. A gravação é de Ornella Vanoni.
Que tal? Nós também temos nossos clássicos, afinal de contas!
Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi, demorei um pouquinho para responder seu comentário no meu blog que peguei dengue essa semana e fiquei um pouco afastada do computador. Mas já estou de volta assim espero hehe.
    Adorei a postagem. O blog também é cultura hehe. Dessas só sabia sobre Garota de Ipanema.

    Blog Prefácio

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Bambi – O Acerto de Contas

Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…

7 horas ago

Mentes Extraordinárias – Primeira Temporada

Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…

4 dias ago

Elio [Crítica do Filme]

Atualmente o grande problema da Pixar é se superar e se reinventar. Uma tarefa nada…

1 semana ago

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

2 semanas ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

3 semanas ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!