Categories: Uncategorized

A Pirâmide Vermelha [Resenha Literária]

Livro: As crônicas dos Kanes – Livro 1: A Pirâmide Vermelha
Autor: Rick Riordan
Editora Intrínseca

Toda vez que eu sinto falta de uma boa aventura eu procuro o Rick Riordan, ainda estou lendo a série “Os heróis do Olimpo”, mas não resisti a curiosidade de saber como era “As Crônicas dos Kane”! Por isso, aproveitando mais uma promoção de livros digitais comprei, li e gostei. Bom, nem tanto como gosto das aventuras do Percy, mas a “A Pirâmide Vermelha” é um livro infanto-juvenil que com certeza agradará qualquer adolescente que goste de aventuras.
Carter Kane é filho de um especialista em mitologia egípcia e acompanha seu pai pelo mundo. Um dia, indo visitar sua irmã que mora em Londres com seus avós, seu pai começa a ter um comportamento estranho que culmina no seu desparecimento no British Museum. Na verdade, mais do que desaparecer, o pai de Carter e Sadie liberta 5 deuses egípcios poderosos e cada um destes passam a habitar um corpo humano! A partir disso, a vida de Carter e Sadie se transforma em uma verdadeira aventura de vida e morte.
Depois do falecimento da mãe dos garotos, Sadie passa a viver em Londres e somente uma vez por ano é que seu pai e seu irmão a visitam, justamente quando a tragédia do desparecimento do pai acontece. Dessa forma, os irmãos que até então não tinham muito contato passam a se conhecer melhor. O livro é narrado pelos próprios irmãos, como se eles estivem fazendo uma gravação, contando os acontecimentos: às vezes lemos sobre o ponto de vista de Carter e outras vezes pelo de Sadie. Carter é o irmão responsável e temeroso, que por ser negro sempre foi lembrado pelo pai que suas atitudes precisam ser sempre as mais corretas, como se as pessoas sempre fossem olhá-lo com desconfiança. Carter hospeda o deus Hórus, mas assim como Sadie não quer que o deus domine seu corpo. Já Sadie, que hospeda Ísis, é sarcástica e por vezes revoltada. Sentindo-se excluída por não ter ficado com o pai, se mostra bastante arredia às vezes, mas também mostra bastante afeto pelo irmão. Outros deuses hospedam outros hospedeiros, mas o responsável por transformar a vida dos irmãos em um inferno é Set, o deus do caos, que está disposto a matar os irmãos e os deuses que eles hospedam.
Além da aventura, o livro também tem um certo suspense e mistério, já que aos poucos vamos descobrindo quem são os verdadeiros pais de Carter e Sadie e o motivo pelo qual eles realmente estão envolvidos nessa peripécia. Quase não se tem romance, mas a pitadinha fica por conta da personagem Zia e Carter e também por conta de Sadie e Anúbis, mas fiquei com gostinho de quero mais!
Como é de costume, Rick Riordan transforma as mitologias de acordo com suas vontades, mas ainda assim é possível entender mais sobre o assunto. Eu, particularmente, me senti instigada a pesquisar mais sobre os deuses egípcios e os faróis depois da leitura! Só por isso eu acho que qualquer adolescente e até mesmo adulto poderia ler o livro e gostar!
Ps: “As crônicas dos Kanes” é uma série composta por 3 livros e um complementar, sendo que já existe uma Graphic Novel, lançada em 2012.

Nota:
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

  • Bom dia flor, tudo bem?!
    Acredita que nunca li nadinha do Rick?! Todo mundo fala que a escrita dele é maravilhosa e que as histórias são realmente boas, mas eu não tenho muito interesse. Pra falar a verdade, eu nem conhecia "As crônicas dos Kanes", mas acho que Percy Jackson iria me cativar mais...

    Mil beijos e uma ótima semana!
    Blog Procurei em Sonhos

  • Eu já tenho esse livro em minha estante. Comprei ele porque estava numa época de ler livros de aventura e acho que ele pelo jeito é uma ótima pedida. Ainda não li. Quero muito ter a oportunidade de ler, até porque só comprei o primeiro livro e embora faça parte de uma série, quero saber se ele é tão bom como falam, porque ai sim, comprarei a coleção completa do Rick. Adorei a sua resenha e principalmente o seu ponto de vista, porque me deixou super curiosa.
    E você parece um pouco comigo, porque quando eu estou querendo saber de alguma coisa além da história eu vou na net procurar saber mais. É bacana isso. Até porque aumenta mais o nosso conhecimento. Legal...Parabens mesmo. Se cuida minha querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

  • Eu comprei pq tava barato na submarino, mas estava com um pouco de preconceito de ler rss. Agora porém ela me parece uma história muito boa. vou ler!

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!