A Pirâmide Vermelha [Resenha Literária]

Livro: As crônicas dos Kanes – Livro 1: A Pirâmide Vermelha
Autor: Rick Riordan
Editora Intrínseca

Toda vez que eu sinto falta de uma boa aventura eu procuro o Rick Riordan, ainda estou lendo a série “Os heróis do Olimpo”, mas não resisti a curiosidade de saber como era “As Crônicas dos Kane”! Por isso, aproveitando mais uma promoção de livros digitais comprei, li e gostei. Bom, nem tanto como gosto das aventuras do Percy, mas a “A Pirâmide Vermelha” é um livro infanto-juvenil que com certeza agradará qualquer adolescente que goste de aventuras.
Carter Kane é filho de um especialista em mitologia egípcia e acompanha seu pai pelo mundo. Um dia, indo visitar sua irmã que mora em Londres com seus avós, seu pai começa a ter um comportamento estranho que culmina no seu desparecimento no British Museum. Na verdade, mais do que desaparecer, o pai de Carter e Sadie liberta 5 deuses egípcios poderosos e cada um destes passam a habitar um corpo humano! A partir disso, a vida de Carter e Sadie se transforma em uma verdadeira aventura de vida e morte.
Depois do falecimento da mãe dos garotos, Sadie passa a viver em Londres e somente uma vez por ano é que seu pai e seu irmão a visitam, justamente quando a tragédia do desparecimento do pai acontece. Dessa forma, os irmãos que até então não tinham muito contato passam a se conhecer melhor. O livro é narrado pelos próprios irmãos, como se eles estivem fazendo uma gravação, contando os acontecimentos: às vezes lemos sobre o ponto de vista de Carter e outras vezes pelo de Sadie. Carter é o irmão responsável e temeroso, que por ser negro sempre foi lembrado pelo pai que suas atitudes precisam ser sempre as mais corretas, como se as pessoas sempre fossem olhá-lo com desconfiança. Carter hospeda o deus Hórus, mas assim como Sadie não quer que o deus domine seu corpo. Já Sadie, que hospeda Ísis, é sarcástica e por vezes revoltada. Sentindo-se excluída por não ter ficado com o pai, se mostra bastante arredia às vezes, mas também mostra bastante afeto pelo irmão. Outros deuses hospedam outros hospedeiros, mas o responsável por transformar a vida dos irmãos em um inferno é Set, o deus do caos, que está disposto a matar os irmãos e os deuses que eles hospedam.
Além da aventura, o livro também tem um certo suspense e mistério, já que aos poucos vamos descobrindo quem são os verdadeiros pais de Carter e Sadie e o motivo pelo qual eles realmente estão envolvidos nessa peripécia. Quase não se tem romance, mas a pitadinha fica por conta da personagem Zia e Carter e também por conta de Sadie e Anúbis, mas fiquei com gostinho de quero mais!
Como é de costume, Rick Riordan transforma as mitologias de acordo com suas vontades, mas ainda assim é possível entender mais sobre o assunto. Eu, particularmente, me senti instigada a pesquisar mais sobre os deuses egípcios e os faróis depois da leitura! Só por isso eu acho que qualquer adolescente e até mesmo adulto poderia ler o livro e gostar!
Ps: “As crônicas dos Kanes” é uma série composta por 3 livros e um complementar, sendo que já existe uma Graphic Novel, lançada em 2012.

Nota:
Michele Lima

6 thoughts on “A Pirâmide Vermelha [Resenha Literária]

  • 26 de maio de 2014 em 12:54
    Permalink

    Bom dia flor, tudo bem?!
    Acredita que nunca li nadinha do Rick?! Todo mundo fala que a escrita dele é maravilhosa e que as histórias são realmente boas, mas eu não tenho muito interesse. Pra falar a verdade, eu nem conhecia "As crônicas dos Kanes", mas acho que Percy Jackson iria me cativar mais…

    Mil beijos e uma ótima semana!
    Blog Procurei em Sonhos

    Resposta
  • 26 de maio de 2014 em 18:31
    Permalink

    Eu já tenho esse livro em minha estante. Comprei ele porque estava numa época de ler livros de aventura e acho que ele pelo jeito é uma ótima pedida. Ainda não li. Quero muito ter a oportunidade de ler, até porque só comprei o primeiro livro e embora faça parte de uma série, quero saber se ele é tão bom como falam, porque ai sim, comprarei a coleção completa do Rick. Adorei a sua resenha e principalmente o seu ponto de vista, porque me deixou super curiosa.
    E você parece um pouco comigo, porque quando eu estou querendo saber de alguma coisa além da história eu vou na net procurar saber mais. É bacana isso. Até porque aumenta mais o nosso conhecimento. Legal…Parabens mesmo. Se cuida minha querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Resposta
  • 26 de maio de 2014 em 19:31
    Permalink

    Eu amo os livros do Rick e essa trilogia é a minha preferida. Diferente de você gosto mais dela do que da do Percy pois sou fascinada pelo Egito.

    Blog Prefácio

    Resposta
  • 26 de maio de 2014 em 21:42
    Permalink

    Eu comprei pq tava barato na submarino, mas estava com um pouco de preconceito de ler rss. Agora porém ela me parece uma história muito boa. vou ler!

    Resposta
  • 20 de dezembro de 2015 em 04:49
    Permalink

    Preciso ler esse livro, vivo adiando, mas isso vai acabar logo logo!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada