Categories: Uncategorized

Drácula de Bram Stoker [Resenha Literária]

Um dos temas mais explorados do mundo é o vampirismo! Criaturas tão exóticas e atraentes que desde muito tempo são temas da literatura e sem dúvida, um dos vampiros mais famosos é o Drácula!

A história do Drácula é baseada na vida do príncipe Vlad Tepes que vivia na Romênia e era uma pessoa estranha e muito cruel. Vários filmes foram feitos, cada um com sua versão, mas acredito que a melhor adaptação é a do “Drácula”, de Bram Stoker, que foi feita com meu amado Gary Oldman! E por gostar tanto desse filme eu ganhei da minha amiga Giovanna o livro, até hoje um dos meus preferidos, mas não só pela intrigante história, mas também por conta da forma narrativa que o autor usa.

O livro é contado por meio dos diários, cartas e inclusive fragmentos de reportagens, mostrando o ponto de vista de diferentes personagens da história, mas não existindo assim um único narrador. A ausência de um narrador onipresente, inclusive, nos proporciona uma sensação de que apesar de ter várias fontes, o leitor fica sem saber sobre tudo da história, a não o que cada personagem sabe sobre ela.

O livro tem um tom extremamente sombrio, com passagens horripilantes como a do manicômio que o Dr. Seward trabalha. Já o filme mostra um Drácula mais romântico, sendo que no livro o personagem é uma incógnita, não demonstrando amor verdadeiro por ninguém. Mina é uma personagem carismática, forte e corajosa, mas eu me simpatizei com as futilidades de Lucy. Já Van Helsing rouba a cena muitas vezes, sendo o responsável pela ação do livro, dando um dinamismo bem diferente à história.

Enfim, “Drácula”, de Bram Stoker é um clássico que foi adaptado diversas vezes para o cinema e para o teatro, bem diferente dos vampiros mais modernos e por isso mesmo bem mais interessante!

Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!