Categories: Uncategorized

Porque Seinfeld e não Friends [Devaneios]

Este post já foi publicado no blog Notas de Rodapé!
Lembro que há alguns anos saiu em uma determinada revista um top 100 das melhores séries e “Seinfeld” ficou em primeiro lugar, para a revolta de toda a geração “Friends”, pois sempre que se pergunta qual a melhor comédia de todos os tempos, de 10 pessoas, 8 irão dizer “Friends”. Isso me fez pensar nos motivos pelo qual eu, particularmente, não considero “Friends” a melhor comédia.
A série ficou por 10 anos no ar, estrelando Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, David Schwimmer e Matt LeBlanc. Todos se tornaram inesquecíveis, mais até que os atores e personagens de “Seinfeld”, já que Jennifer Aniston não é conhecida apenas por ser a ex de Brad Pitt, mas principalmente por ter sido a Rachel, papel que a atriz, infelizmente, tende a repetir em muitas comédias românticas. Já Courteney Cox, conseguiu sair um pouco do estigma da Mônica, no seu papel em “Pânico”, estrelando até duas séries depois de “Friends”.
Os atores de “Friends” realmente se davam bem no papel e o elenco parecia ser bem unido, acho que, inclusive, isso foi um dos motivos de tanto sucesso da série; além, é claro, de possuir diálogos engraçados e um enredo envolvente. Joey e Phoebe muitas vezes salvavam os episódios, assim como Kramer salvava os de “Seinfeld”, aliás, eu tenho uma teoria de que os coadjuvantes em qualquer sitcom são mais engraçados que os protagonistas e não há dúvidas que Joey e Phoebe eram coadjuvantes dos casais principais. Casais que foram formados ao longo da série, ao contrário de “Seinfeld”, que já começa quando Jerry e Elaine já não são mais namorados.
               

“Friends “era uma série sobre amigos, “Sielfeld” também. “Friends” mostrava o cotidiano dos protagonistas e “Seinfeld” também, mas por que “Seinfeld” e não “Friends”? Pra mim, “Seinfeld” é melhor do que “Friends” por conta de um único detalhe: “Friends” possui um enredo que mostra ao longo das temporadas a evolução dos personagens (com a exceção do Joey, claro). A vida de todos muda, eles se casam, têm filhos, aprendem com as situações, mas em “Seinfeld” não, nada disso acontece. Não existe evolução de personagem e me arrisco a dizer que no caso do George há um retrocesso, uma vez que o personagem se torna mais idiota e fracassado ao longo das temporadas. 

Fazer uma série com começo, meio, fim e ainda colocar uma pitada de drama na comédia é normal. Não tiro os méritos de “Friends” por isso, mesmo porque eu adoro a série. Só acho que fazer uma sitcom sobre o nada durante 9 temporadas é muito mais difícil, exige criatividade e muito esforço. “Seinfeld” é uma série que é capaz de nos fazer rir com episódios simples como quando os quatro protagonistas (Kramer, Seinfeld, George e Elaine) perdem o carro no estacionamento. Nada demais acontece, mas ainda assim você pode morrer de rir. As séries, geralmente, saem de um determinado ponto e evoluem para chegar a outro, já em “Seinfeld”, eles saem do nada e vão para lugar algum. Está certo que no último episódio eles vão para um determinado lugar, mas o lugar só mostra o que quanto eles não evoluíram ao longo dos anos. Enfim, com quase nenhum carga dramática, “Seinfeld” é uma pura série de comédia, bastante politicamente incorreta, diga-se de passagem, e por isso mesmo, a minha preferida.
             

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

  • Prefiro Seinfeld!!!!!! Nunca fui fã de Friends. Fui assistir pela primeira vez só na última temporada, aí vi também um pouco das anteriores. Realmente o elenco combinava bastante, mas não tenho muita paciência com historinhas de casais.

  • Acredita que nunca vi nada das duas séries? Vixi...preciso assistir e comprar, viu? kkk Pela sua opinião, acho que vou começar por Seinfeld.
    Beijão!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta

  • Não assisti Seinfeld mas agora interessei! Realmente a história de Frends não é tão complexa, mas a nossa vida nem sempre é complexa então Frends ganha muitos pontos com isso! É uma série divertida, para a gente identificar com os personagens e aprender com eles.
    Meu Filme virou Livro

    • Juciele, eu adoro Friends tb, me identifico com os personagens como vc falou, mas em termos de comédia eu acho Seinfeld outros 500 kkkkkk

  • Michele mesmo eu não tendo acompanhado friends, vc conseguiu me colocar no time deles. Nós realmente temos um gosto oposto ao da outra. isso: "Não tiro os méritos de “Friends” por isso, mesmo porque eu adoro a série. Só acho que fazer uma sitcom sobre o nada durante 9 temporadas é muito mais difícil, exige criatividade e muito esforço. " que vc disse é exatamente o contrário do que acho atrativo kkkkk. eu já acho q fazer a mesma coisa sempre é falta de criatividade kkkkk

    • Acho que vc não entendeu Aleska ou eu não me expressei bem, em termos de criatividade Friends se repete muito mais com as histórias de casais, Seinfeld fala sobre o nada, mas não se repete, por isso me parece mais criativo.

  • Seinfeld foi eleito o melhor PROGRAMA de tv das história dos USA pela critica americana!

    Seinfeld é o pioneiro nessa comédias. Todas outras sitcoms bebem na fonte de Seinfeld. É genial!

  • Todos os personagens de Seinfeld são muito divertidos! Eu assisti esta série até o fim e nunca me aborrece! Eu li que Larry David, o mesmo criador de Seinfeld, também tem outra comédia chamada Curb Your Enthusiasm 9 Pelos resumes que li, esta série promete muito para o espectador e espero que assim seja. Considero que é muito divertida e pode chegar a encantar ao publico principalmente pelo seu elenco!

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

3 dias ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

1 semana ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

1 semana ago

Até o Último Samurai [Crítica]

Até o Último Samurai é uma série disponível na Netflix, baseada no mangá de Shogo…

1 semana ago

Wicked: Parte II [Crítica]

A peça musical Wicked é um dos grandes sucessos da Broadway. Lançada em 2003, tornou-se…

2 semanas ago

The Paper – Primeira Temporada [Crítica]

A releitura de The Office, originalmente britânico, fez muito sucesso em sua versão americana, liderada…

2 semanas ago